Sobre o Projeto

  • Data: Fevereiro, 2021
  • Cliente: Rute Eires, PT
  • Categoria: ,
  • Localização: Selho S. Lourenço, Guimarães
Recuperação de moinho antigo provavelmente da era medieval ou da idade moderna, cuja habitação no piso superior terá sido construída em 1928 e se encontrava em estado de degradação.

Tipo de intervenção

Devido às condicionantes de manter a área de construção, apenas 35 m2, e as fachadas, a habitação foi reconstruída com base no existente. Todavia, o conceito de projeto foi de manter um compromisso entre o antigo e o contemporâneo, tanto nas técnicas de construção como nos detalhes de arquitetura. A opção pelo uso de materiais naturais e tecnologias de construção baseadas nas técnicas tradicionais tiveram influência na arquitetura, tendo sido considerados desde o início do projeto.

Deste modo, foi possível construir com paredes de espessura reduzida, mas mantendo um bom desempenho. A estrutura de madeira e taipa de fasquio continuam presentes, mas de uma forma mais contemporânea. O uso de betão leve de cânhamo industrial, selecionado pelo excelente conforto térmico e acústico que proporciona, tem uma forte presença na casa, mantendo-se à vista em algumas paredes e no revestimento do teto.

A Natura Matéria atuou como uma espécie de “coaching” em construção natural, facilitando a conceção dos detalhes construtivos, a interligação com as especialidades, aquisição de materiais, preparação do betão de cânhamo em obra e acompanhamento de toda a construção.

Lista de alguns dos materiais usados:

Follow by Email
Facebook
LinkedIn
Instagram