ARGAMASSAS
Para isolar as suas paredes de pedra, taipa ou tijolo, pode utilizar uma mistura de cal e cânhamo. A espessura do betão de cânhamo pode variar em função do tipo de parede, o que determinará também o conforto térmico e acústico da sua casa.
O principal interesse dos revestimentos de cânhamo e cal é a melhoria do isolamento térmico e acústico das paredes de pedra e de calçada que são frias durante o inverno. Com este tipo de revestimento, elimina-se a “sensação de frio das paredes” (radiação), mantendo-se um equilíbrio higrométrico sem prejudicar em demasia a inércia térmica.
Campo de Aplicação
A argamassa de cal e aparas de cânhamo podem ser usadas em construção nova ou reabilitação.
As aparas de cânhamo grossas podem usadas na primeira camada, como enchimento de 5 a 8 cm, e as aparas finas como acabamento de 1 a 2 cm.
É preferível não aplicar o reboco de cânhamo e cal sobre o reboco de cimento!
Realizar o seu próprio projeto não é um problema. Este tipo de argamassa é fácil de utilizar e de trabalhar.
Características
Dependendo das dosagens as densidades de misturas secas podem variar entre 500 e os 1000 kg/m3.
Uma argamassa de cânhamo com uma densidade seca de 700 kg/m3 e possui uma condutibilidade térmica de cerca de 0.12 a 0.15 W/m.ºC.
Na preparação deve-se criar uma superfície rugosa para que o reboco possa aderir ao substrato. Para espessuras superiores a 4 cm é necessário aplicar a argamassa de cânhamo e cal em 2 passagens.
Armazenamento
O armazenamento do material deve ser feito numa superfície plana, ao abrigo da chuva e em uma área bem ventilada.