BETÃO DE CÂNHAMO
O betão de cânhamo é composto de aparas de cânhamo selecionadas para a construção e uma mistura de cal e adições como argilas ou pozolanas.
O produto é fabricado no local de construção com recurso a uma misturadora. Posteriormente ser moldado em cofragem para posteriormente ser curado naturalmente.
Utilizando uma misturadora de tambor horizontal o processo de mistura é mais rápido e eficaz permitindo maior economia de custos.
A Natura Matéria dispõe de uma misturadora capaz de produzir mais de 250 L por mistura.
Campo de Aplicação
O betão de cânhamo de baixa densidade é isolante térmico e acústico, resistente ao fogo, e garante por si o conforto e amortização de ruídos interiores e exteriores. Pode ser usado em construção nova ou reabilitação. Devido às suas características leves permite aligeirar as cargas sobre as fundações, muito benéfico em reabilitações.
Para o processo de construção o betão de cânhamo necessita uma estrutura integrada de madeira, aço ou betão armado.
Características
Dependendo do elemento construtivo as dosagens dos constituintes podem ser diferentes. Tipicamente as densidades de misturas secas por elemento são as seguintes:
Paredes – média densidade (250-350 kg/m3);
Coberturas – baixa densidade (150-250 kg/m3);
Pisos – média e alta densidade (350-700 kg/m3).
Um betão de cânhamo com uma densidade seca de cerca de 320 kg/m3 possui uma resistência à compressão superior a 150 KPa e uma condutibilidade térmica de cerca de 0.07 W/m.ºC.
Para a durabilidade de construções com betão de cânhamo este produto exige um conhecimento das matérias-primas e das suas propriedades, a quantidade ideal de água, condições e tempos de cura, tipo de subestrutura de suporte, proteções, etc.
Armazenamento
O armazenamento do material deve ser feito numa superfície plana, ao abrigo da chuva e em uma área bem ventilada.