Desenvolvimento
Durante a conferência Build, o estúdio de arquitetura, design de interiores e planeamento urbano Park Associati, sediado em Milão, organizou um “Hempcrete Workshop” de dois dias em colaboração com a Natura Matéria (uma consultora em construção sustentável e marca “spin-off” da Universidade do Minho).
O workshop explorou o potencial do betão de cânhamo para fornecer uma solução inovadora de materiais de base biológica de baixa tecnologia para utilização em futuras construções. Os participantes utilizaram blocos de betão de cânhamo para criar “Tatu”, um pequeno pavilhão exterior concebido por Park Associati.
Os blocos produzidos pela Cânhamor e que poderá adquirir pela Natura Matéria constitui uma solução inovadora de materiais de base biológica para utilização na construção.
Segundo refere a Park Associati o design do pavilhão foi inspirado no antigo giardino Pantesco, um jardim circular originário da pequena ilha italiana de Pantelleria que cria o seu próprio microclima, protegendo uma única árvore. Park Associati explica ainda que: “Tatu tomou a forma de um semicírculo feito de tijolos de cânhamo, protegendo uma única planta para simbolizar a nossa biosfera natural.” A equipa Park Plus e o grupo Design Technology do estúdio trabalharam no conceito do projeto, parte do qual demonstrou como uma abordagem paramétrica pode tornar a construção de baixa tecnologia mais eficiente.
Ver video: https://vimeo.com/875118393
No evento também houve a oportunidade de fazer misturas de betão de cânhamo e de aplicar as argamassas da FRADICAL para colagem dos blocos e rebocos.