Sobre o Projeto

Recuperação de moinho antigo provavelmente da era medieval ou da idade moderna, cuja habitação no piso superior terá sido construída em 1928 e se encontrava em estado de degradação.

Tipo de intervenção

Este projeto, pelas suas características sociais, e porque faz uso do betão de cânhamo é decerto único em Portugal. O projeto da casa social é da Maria e Gil e fica em Vila Chã, Esposende, com apoio da Esposende Solidário Espo Municipality Portugal Inovação Social.

@naturamateria associa -se a este projeto social com a @criticalconcrete, fornecendo a matéria prima e consultoria técnica, apoio à concepção e execução.

Foram necessárias apenas três semanas para a execução de 107 m2 de paredes de cerca de 25 cm de espessura e 142 m2 de cobertura com 18 cm de espessura. Durante a obra foram realizados dois dias de workshop.

Saiba que o betão de cânhamo, para além de contribuir para a redução das emissões de C02 tem um excelente desempenho higrotérmico.

Uma parede de betão de cânhamo de cerca de 25 cm de espessura, com densidade de 315 kg/m3, e estrutura de madeira possui as seguintes propriedades: U-value: 0,282 W/(m²K), sd: 1,6 m, Atraso térmico: 16 h, Capacidade de acumulação de calor: 73 kJ/m²C (20 Wh/m²C).

Follow by Email
Facebook
LinkedIn
Instagram